No ensino brasileiro, na matéria de português os alunos são "obrigados" a todos os anos aprenderem todas as regras da gramática o que segundo o ministério de educação é extremamente importante para a vida do aluno.
Luís Fernando Veríssimo em seu texto "O gigolô das palavras" critica esse metodo de ensino onde o importante é saber todas as regras gramaticais e respeita-las a todo custo.
Segundo ele para escrever bem não é preciso saber todas as normas da gramática necessita-se apenas do básico para evitar "vexames", o importante mesmo é escrever de uma forma clara não necessariamente correta.
Concordo com a opinião de Veríssimo, pois nem todas as normas gramaticais são usadas no dia-a-dia e nem sempre as pessoas que escrevem certo, escrevem de uma maneira clara e objetiva, para isso devemos ter uma verdadeira relação de gigolô com as palavras.
domingo, 3 de maio de 2009
Análise "O gigolô das palavras"
Postado por Thiago Leal 0 comentários
Atividade 1º ano (QUESTÃO 2)
(BARROCO)
Como podemos observar em ambas as imagens retratam eventos religiosos, porém também podemos perceber que na obra Barroca há um realismo retratado, o fato representado na pintura pode ter ocorrido. Enquanto na obra do Classicismo percebemos algo fantasioso retratado na pintura. O Barroco utiliza um contraste de cores claras e escuras o que nos da uma ideia de profundidade na cena, a cena é representada no seu climax.(CLASSICISMO)
Na pintura do Classicismo há um equilibrio maior entre as cores claras e escuras e a estetica dapintura lembra obras greco-romanas.
Postado por Thiago Leal 0 comentários
Atividade 1º ano (QUESTÃO 1)
Em alguns trechos apresenta características de uma cantiga de amor. Apresenta um eu lírico masculino que vê a amada como a mais bela entre todas as mulheres, e esta também está longe dele.
Queixa (Caetano Veloso)
Em alguns trechos apresenta algumas características de uma cantiga de amor:
Mostra o sofrimento do eu lírico por uma mulher idealizada e distante
Em outros trechos, apresenta características de uma cantiga de escárnio, pois o eu lírico faz uma sátira a mulher amada que não o corresponde.
Sozinho (Caetano Veloso)
Em alguns trechos apresenta algumas características de uma cantiga de amigo, pois o eu lírico apesar de ser homem lamenta por uma mulher que o abandonou
Incelença pro amor retirante (Elomar)
Em alguns trechos apresenta algumas características de uma cantiga de amigo, pois o eu lírico apesar de ser homem lamenta por uma mulher que o abandonou e há uma ambientação rural.
Postado por Thiago Leal 0 comentários
Carta de Repúdio
Eunápolis, 03 de maio de 2009.
Caro papa Bento XVI,
O continente africano passa por muitos problemas, segundo dados da ONU 43% da população africana vive em condições de miséria. A miséria gera outros problemas graves como o desemprego, a fome, o analfabetismo, violência e alastramento de epidemias.
Porém, durante os dias que vossa santidade esteve na África vossa santidade motrou-se insensível a estes problemas, devido a isto escrevo-lhe esta carta para mostrar-lhe o meu repúdio a suas ações recentes no continente africano.
Sua visita à África foi cheia de interesses. No mundo todo o catolicismo vem perdendo espaço para outras religiões e os jovens não querem mais seguir a vida religiosa, porém a África é o único continente onde o catolicismo cresce de maneira significativa, nessa visita seu objetivo era atrair mais pessoas à igreja católica e convencer os jovens africanos a se tornarem sacerdotes.
Apesar de ter esses objetivos, vossa santidade condenou o uso dos preservativos em uma região onde a AIDS já matou 20 milhões de pessoas.
O vírus HIV que provoca a AIDS é transmitido pelo contato direto que ocorre na relação sexual, o preservativo evita esse contato direto e assim não permite que o vírus passe de uma pessoa para outra.
Porém, parece que vossa santidade não acredita na ciência e também parece estar mal informado, pois enquanto falava de solidariedade e condenava a corrupção esqueceu-se que para sua visita o governo camaronês demoliu todas as casas e lojas que prejudicassem esteticamente o caminho de vossa santidade, sem prestar a mínima assistência as pessoas que ali moravam ou trabalhavam.
Papa Bento XVI vossa santidade ultrapassou os limites éticos e foi irresponsável ao condenar os preservativos isso pode causar um grande perigo à saúde mundial.
Postado por Thiago Leal 0 comentários